Simuladão

 

(Por: Mariano Andrade)


Fim do ano letivo, época de simuladão. Responda com atenção e boa sorte!


**

Questão 1 – Lógica

O Ficaemcasa Futebol Clube perdeu um jogo importante no campeonato. Marque a afirmação que menos poderia explicar a derrota do Ficaemcasa.

(a)    Os jogadores estavam com medo do covid-19, ficaram em casa e apenas 5 apareceram para jogar, acarretando WO.

(b)    O Ficaemcasa desperdiçou dois pênaltis.

(c)     O Ficaemcasa teve um jogador expulso logo no início da partida.

(d)    Um atacante reserva do Ficaemcasa, que entrou em campo aos 44 minutos do segundo tempo, jogou muito mal, pouco tocando na bola.

 

Questão 2 – Mais um pouco de lógica

Qual dos fatores abaixo menos pode explicar a segunda onda do covid-19 no Brasil, amplamente alardeada pela imprensa?

(a)    As pessoas estão cansadas de ficar em casa e já circulam mais nas ruas.

(b)    É impossível combater a natureza cíclica do contágio e teremos que conviver com ela, tal qual é o caso da gripe.

(c)     O grupo de pessoas que pôde fazer confinamento sem perder renda está com imunidade coletiva mais baixa do que a média da população e este grupo voltou a circular pelas ruas.

(d)    As escolas reabriram em regime de rodízio e com pouquíssimos alunos aderindo ao presencial.

(Dica - Pense no jogador que entrou em campo no finzinho do jogo...)

 

Questão 3 – Mais uma de lógica, caso não tenham entendido

Uma cidade está vivendo a segunda onda de covid-19. Tudo funciona normalmente, clubes, praias, lojas, shoppings, aulas de esportes; exceto as escolas que estão em regime de rodízio e com adesão presencial muito baixa. Qual o fator que menos pode explicar a segunda onda?

(a)    Circulação de pessoas nos transportes públicos.

(b)    Circulação de pessoas em vários locais como shoppings e lojas.

(c)     Aglomerações causadas pelas eleições municipais.

(d)    Contágio nas escolas vazias.

 

Questão 4 – Matemática

A regra de ouro de distanciamento para escolas era de 2 metros, mas foi recentemente reduzida para 1,5 metro. Uma sala que comportava 50% dos alunos da turma com a regra de ouro de 2 metros passará a poder comportar qual percentual dos alunos da turma? (Despreze efeito de fator de forma).

(a)    0%

(b)    50%

(c)     Qualquer aluno na sala é genocídio.

(d)    88,9%

 

Questão 5 – Matemática, tentando ajudar

Uma sala de aula possui 36m2 e conta com 18 alunos. Com a regra de ouro de 2 metros, a coordenação calculou que a capacidade era de 9 alunos por dia, lançando mão do seguinte raciocínio:

            - Espaçamento = 2 m

            - Ocupação máxima = 1 aluno a cada (2m x 2m) = 1 aluno por cada 4 m2

- Capacidade = 36 m2 / 4 m2/aluno = 9 alunos

- 9 alunos / 18 alunos = 50% à rodízio de 2 grupos

Com a nova regra de ouro de 1,5 metros, a coordenação refez os cálculos assim:

            - Espaçamento = 1,5 m

            - Ocupação máxima = 1 aluno a cada (1,5m x 1,5m) = 1 aluno por cada 2,25 m2

- Capacidade = 36 m2 / 2,25 m2/aluno = 16 alunos

- Nova capacidade = 16 alunos / 18 alunos = _(x)__ à rodízio pode ser feito em _(y)_ grupos

Os valores de (x) e (y) são:

(a)    X=0% e Y= não aplicável, escolas têm que ficar fechadas até que haja a vacina salvadora.

(b)    X=50% e Y =2 grupos porque o colégio é conservador e sabe melhor do que a regra de ouro.

(c)     Qualquer aluno na sala é genocídio.

(d)    X=88,9% e Y= 5 grupos, com 4 grupos indo à escola cada semana, ocupando 80% da sala, abaixo dos 88,9% agora permitidos.

 

Questão 6 – Estimação

Uma criança de 10 anos está frequentando a escola em sistema de rodízio, ou seja, uma semana vai às aulas presencias e na outra fica em casa protegido do covid-19. Ocorre que esta criança faz aulas de futebol, inclusive com colegas de sua sala que estão no outro grupo do rodízio, frequenta um clube nos fins de semana, almoça no shopping com sua família todas as sextas-feiras e vai à praia com seus tios quando o sol está forte. Considerando que na escola a criança usa máscara o tempo todo (só retira para o lanche), sempre respeita o distanciamento de 1,5 metros, assinale a melhor estimação da probabilidade de esta criança ser um vetor de contágio apenas na escola.

(a)    Próxima a 100%, pois a escola é o lugar mais perigoso do mundo para o vírus.

(b)    50%, pois a criança vai à escola em 50% das semanas.

(c)     12,5%, pois a criança passa 4h por dia na escola e dorme 8h por dia, portanto 4h/(24h-8h) = 25%, mas como ela vai à escola semana sim, semana não, a probabilidade cai à metade.

(d)    Significativamente inferior a 12,5%, pois, na escola, ela e os colegas respeitam os protocolos de distanciamento e higienização que não são necessariamente observados nos outros locais frequentados pela criança, além do fato de a criança ter contato com um número muito maior de pessoas fora da escola.

 

Questão 7 – Atualidades

A OMS recomenda que as escolas fiquem abertas, para evitar lacunas de aprendizado e deterioração da saúde mental das crianças. Além disso, a OMS pontua que as escolas abertas não resultaram em maior contágio nas comunidades onde estão inseridas, a exceção de dois episódios isolados (e em situações em que as escolas não respeitavam os protocolos sanitários). Por que o poder público municipal e os sindicatos de professores, que antes consideravam a OMS como "o paladino da vida", não acolhem a recomendação de abrir normalmente as escolas para aulas presenciais 100%?

(a)    Prefeitura e SINPRO ficaram sem internet e não perceberam que a OMS, com base em estudos científicos, mudou sua recomendação.

(b)    Os EUA pararam de financiar a OMS e, com isso, o orçamento da instituição ficou comprometido e o novo estudo é falho, ou seja, reclamem com o Trump.

(c)     A Globo não veiculou esse estudo e, portanto, ele é fake.

(d)    Porque, como entidades políticas que são, só usam os dados e as fontes quando lhes são convenientes, sem pensar um segundo sequer no bem-estar dos alunos e famílias.

 

**

E aí? Qual a nota da escola de seu filho neste simulado? Será que ela passa de ano?



Comments

  1. Super interessante! Difícil esse simulado. Tem muitas respostas em que o respondente não será pragmático. É a famosa “pagadinha” da aranhas na parede atrás de você. Impossível você não virar para checar. O medo irracional se impôs. Triste. Quantos anos serão necessários para recuperar esse trauma social?

    ReplyDelete
  2. Valeu, Giba. Todo mundo com a famosa "bunda na parede". Uma tolice tentar eliminar risco de covid, não existe garantia, não dá para lutar contra a natureza. E, neste caso, a letalidade é muito baixa for dos grupos de risco. A análise do "fique em casa" só olha o lado do risco e esquece o CUSTO. No caso das escolas, o custo é gigante para a educação , aprendizado, saúde mental e networking das crianças e jovens. Um provérbio chinês (veja só!) diz o seguinte: "Se você planeja para um ano, plante arroz. Se planeja para dez anos, plante uma árvore. Mas, se planeja para 100 anos, eduque a população". Estamos plantando arroz por aqui.

    ReplyDelete

Post a Comment