Falência múltipla

FOR THE ENGLISH VERSION, PLEASE SCROLL DOWN


(Por: Mariano Andrade)

Em medicina, a falência múltipla de órgãos caracteriza um quadro clínico em que mais de um sistema vital para de funcionar adequadamente. Muitas vezes, a própria defesa do organismo torna o processo mais instável, dificultando o tratamento eficaz. Pacientes com falência múltipla de órgãos muitas vezes não têm prognóstico, é uma questão de tempo até virem a óbito. Praticamente, só lhes resta a fé.

Quando um paciente morre de falência múltipla de órgãos, não se pode ao certo afirmar qual sistema ou órgão foi responsável pelo desfecho final.

**

A eleição de Lula é a falência múltipla do Brasil.

Para combater um governo que não agradava a diversos setores da sociedade – vários deles alijados das benesses polpudas e imorais de outrora – o Brasil testemunhou uma subversão da realidade e uma relativização de conceitos que certamente atacará o país em diversos flancos. Quem se ilude quanto a isso nada mais é do que um tolo.

O país não tem prognóstico.

**

Falência moral.

Somos a primeira nação do mundo a eleger um condenado e preso por corrupção para um cargo executivo. A honestidade deixou de ser uma condição essencial para o tratamento da coisa pública. O texto poderia parar aqui – trata-se de uma disfunção que leva à falência de outros valores. Quem aceita votar em Lula, aceita votar novamente em Sérgio Cabral e – dada nossa nova (des)ordem moral – provavelmente terá a chance de fazê-lo.

Várias gerações cresceram ouvindo a máxima de que “no Brasil, só pobre vai preso”, ou “no Brasil, a única coisa que dá cadeia é deixar de pagar pensão”. Tivemos o privilégio de ver isso mudar: cidadãos poderosos, ricos e influentes foram encarcerados, verdadeiras fortunas desviadas dos cofres públicos foram devolvidas. O país, finalmente, estava se tornando um império da lei.

Conseguimos a infeliz proeza de não só soltar os corruptos presos, para agora elegermos o chefe da quadrilha que, certamente, colocará em cargos estratégicos seus companheiros de crime. Ou alguém acredita que Lula virou um político probo ou que se aterá a indicações técnicas e apartidárias? Ao longo do mandato, muitos fantasmas aparecerão.

Lula jamais se desculpou pela corrupção da era PT – desculpas essas devidas mesmo com a fantasiosa narrativa do “eu não sabia” (lembram?). Os eleitores de Lula, quando indagados sobre corrupção, invariavelmente respondem com os “51 apartamentos de Bolsonaro” ou “as rachadinhas”. Esquivam-se do tema, preferindo relativizar os malfeitos. Há uma diferença, porém – Lula foi condenado por 20 juízes, Bolsonaro não. Ainda há a presunção da inocência no Brasil?

A moral da sociedade brasileira parou de funcionar. Aqui, o crime compensa.

**

Falência política.

Lula elegeu-se aliando-se a pessoas que ele odeia (e que o odeiam), a começar pelo vice Geraldo Alckmin, eterno antagonista ao PT.

Lula aliou-se a Tebet, uma oportunista descarada e cuja companheira de chapa o acusou de mandante de assassinato. A que ponto chegamos? Vale qualquer associação pelo poder.

Lula não apresentou nenhuma proposta – elegeu-se pela sua persona. Culto à personalidade historicamente termina em fracasso. Bolsonaro, por outro lado, perdeu a eleição devido à sua persona. A política brasileira se resume a isso: "gosto" ou "não gosto" do candidato. Pouco importa o que ele pretende fazer e o legado que deixará ao final do mandato. O eleitor se esquece de que personas mudam, mas o legado fica.

O país elegeu um ex-condenado por corrupção e deu a ele um cheque em branco. Que legado esperar?

**

Falência institucional.

"Eleição não se ganha, se toma". Essa fala de um ministro do STF já esgotaria o tema – a mais alta corte do país entende que as eleições não precisam ser limpas.

A autoridade eleitoral, por sua vez, é contrária ao aumento de transparência, vendendo a ideia esdrúxula de que temos a melhor tecnologia do mundo em sistemas de votação,  definitiva e inviolável. Incrível não termos empresas tão grandes e poderosas como Apple, Samsung, Google, não? Num país onde tudo demora (apesar da auspiciosa digitalização da economia promovida nos últimos anos), somos capazes de "apurar" 120 milhões de votos em 3 horas. A eleição poderia passar a acontecer no dia 1º de abril.

A cruzada contra Jair Bolsonaro destruiu a separação de poderes – vimos o judiciário legislar livremente, sem qualquer questionamento do parlamento. Que democracia é essa? Com um parlamento de centro-direita, alguém tem dúvida de que o STF seguirá interferindo no processo legislativo?

Lula indicará dois ministros do STF nesse mandato. Alguma dúvida de que serão amigos, com os quais volta e meia Lula troca tapinhas no rosto? Gente da pior espécie, gente que coloca favores, persona e lealdade política acima dos valores institucionais.

**

Falência da ordem.

A pauta de Lula e seus aliados contém temas como descriminalizar pequenos delitos e outros afins. Claro, a chapa contou com apoio maçiço e explícito de organizações criminosas. 

A Califórnia, estado dos mais ricos dos EUA, descriminalizou shoplifting (pequenos furtos no varejo) há alguns anos. Resultado – várias empresas fecharam suas lojas e demitiram funcionários. É exatamente o que nos espera, uma "violência do bem" destruindo a economia e o emprego.

Isso sem falar na "violência do mal", aquela que vem por atacado.

**

Falência sucessória.

Em 40 anos de política, Lula não formou nenhum líder para sucedê-lo. Quem pensa que, depois de 4 anos, passará o bastão a Alckmin deve morar em outra galáxia. Se sua saúde lhe permitir, Lula concorrerá à reeleição em 2026 e, provavelmente, sem Alckmin na chapa.

E, assim sendo, não escaparemos de mais uma campanha lamentável, dominada pelas personas e pelo populismo. Para um povo de pouca instrução como o nosso, não há chance de um candidato técnico e com agenda propositiva (Tarcísio ou Zema) competir com uma figura como Lula. Lula é capaz de mentir fragorosamente em campanha, de prometer picanha, cerveja, pão e circo – a receita para atrair um adversário também populista para a contenda.

No mínimo, há que se admitir que Bolsonaro seria o “waze eleitoral”, o caminho mais rápido para termos alguma chance de, em 2026, escapar da polarização que tanto emburrece. Carisma não se transmite, e os líderes forjados por Bolsonaro não gozam do mesmo carisma que ele. Portanto, só uma persona (Bolsonaro de novo?) poderá fazer frente a Lula da Silva. 

Por segurança, Lula tratará de manter o “nós contra eles”, de infernizar a vida dos estados governados por opositores e de tentar poluir a agenda política com caças às bruxas. Tudo para evitar o surgimento  ou consolidação de novas lideranças.

**

Falência jurídica.

O sistema judiciário do Brasil foi desmontado para que Lula pudesse concorrer à presidência. Os processos, julgamentos e decisões de um sem-número de juízes foram simplesmente rasgados. Como podemos esperar doravante uma sociedade onde todos são iguais perante a lei?

Há alguns anos, Lula já havia afirmado que Sarney não era um homem comum perante a lei. Lula não acredita no império da lei, nunca foi um conceito que lhe agradasse, afinal é um ególatra que espera que a lei se molde à sua conveniência. Agora, powered by STF, Lula é a lei, e assim será.

**

Falência administrativa.

A eleição de Lula vai custar caro para a sociedade brasileira. Lula deve favor para muita gente – TSE, STF, partidos, políticos, banqueiros, e outros “democratas”. Quem espera que o governo Lula seja pautado por indicações técnicas pode voltar para Marte.

A cartilha petista é indicar para cargos importantes os “companheiros” derrotados nas urnas. Então, teremos que engolir figuras como Fernando Haddad, Olívio Dutra e outras tantas que causam náuseas e para as quais o eleitor já disse "não!". Exagero? Quem foi o primeiro presidente da Petrobrás da era Lula? José Eduardo Dutra, então recém-derrotado na eleição para o governo do Sergipe.

Com indicações políticas, a chance de termos melhoria nos serviços públicos é nula. Também não esperem um ambiente acolhedor para investimentos privados, teremos gente medíocre em todos os escalões, incapazes de inovar e promover as alavancas do crescimento.

**

Falência federativa.

O Nordeste foi instrumental para a eleição de Lula. Trata-se de uma região pobre justamente por ser governada majoritariamente por partidos de esquerda desde a redemocratização, e, com isso, fadada a nunca realizar seu potencial econômico. A região produz pouco e tem muitos eleitores, uma receita perfeita para o clientelismo e a servidão – terreno perfeito para provar empiricamente as teorias de Hayek.

O Nordeste jamais terá progresso com Lula ou outro governo de esquerda, pois ali reside sua possibilidade de se perpetuar no poder, não sem custar aos cofres públicos obras populistas, transferências de renda eleitoreiras e outros movimentos bem conhecidos. Ocorre que os estados que geram mais riqueza têm legitimidade para questionar essa equação: afinal, para que trabalhar e produzir, se os tributos são revertidos para benefícios (de curto prazo e populistas, majoritariamente) de outrem?

A União Europeia está sendo desmantelada justamente pela disparidade dos países-membros. Os alemães não querem mais financiar a Grécia, tal qual SP em algum momento não concordará em bancar o clientelismo nordestino.

Alguns preferem o caminho do progresso, outros trilham (ou são obrigados a trilhar) o caminho da servidão. Essas agendas tão díspares são incompatíveis numa união federativa.

**

Falência informacional.

Lula acredita no controle da mídia – falou sobre o assunto sem nenhuma censura (oops) durante a campanha. A grande mídia espera voltar a mamar nas tetas do estado e, claro, dará a contrapartida de noticiário favorável ao governo.

É daí para pior. Durante o processo eleitoral, testemunhamos uma censura descarada, inclusive com prerrogativas censoras ex-ante, virou minority report. Para tanto, contou-se com o voto lamentável de uma ministra do STF, “eu sei que está errado, eu sei que é ilegal, mas vou aprovar”, um momento singularmente trágico para nossa história.

Durante o governo "fascista" de Bolsonaro, os “artistas” puderam postar imagens do presidente num caixão com flores, ou montagem de um jogo de futebol onde a bola era a cabeça do presidente. Um jornalista desejou publicamente a morte de Bolsonaro quando o presidente contraiu covid-19. Bolsonaro é o fascista mais incompetente da História, pois deixou a sociedade falar mal à vontade. Pior: deixou haver eleições livres, vejam só!

Já os “democratas” das altas cortes pensam diferente. Prendem quem posta comentários negativos sobre eles, invadem contas de celular e por aí vai. Abusam do poder que têm e do que não têm, não tendo nenhuma censura (oops) em legislar amiúde. Ah, e nada de eleições justas.

Essa será a tônica do governo Lula: adeus informação, adeus contraditório, adeus liberdade de expressão. Virá aos poucos, para ninguém perceber. Quando a sociedade se der conta, a água já estará fervendo.

**

Falência internacional.

Os fanfarrões Macron, Di Caprio, Mark Ruffalo e outros dementes hipócritas vão comemorar a vitória de Lula. O senil Biden, se lograr compreender o que se passa, também. Porém confundir confete e serpentina com respeito e relevância internacionais é uma infantilidade descomunal.

Lula é um despreparado, capaz de declarar que a guerra da Ucrânia se resolve com cerveja (precisa da picanha acompanhando?). Só isso já bastaria para descreditá-lo internacionalmente – desrespeita interlocutores que buscaram a paz antes de o conflito ser deflagrado, desrespeita jovens que vão lutar na guerra, desrespeita os mortos e seus familiares. Um ultraje.

Mas Lula é ainda pior: é o "idiota útil" modelo exportação. Lula jamais admitiu o erro de apoiar o chavismo, regime ditatorial que destruiu o país outrora mais rico da América do Sul. Lula jamais se furtou a enaltecer Cuba, algo incompatível com prezar pela democracia. Nos mandatos anteriores, Lula simpatizava com o Irã e o Estado Islâmico, aquele que decapitava jornalistas ocidentais. A Nicarágua parece ser a queridinha da vez. Beijar a mão de ditadores e ter respeito internacional são situações mutuamente excludentes.

"Ah, mas teremos Meirelles". Irrelevante – pode ser Dilma ou Mantega também, o destino é o mesmo, só muda a velocidade. O investidor internacional vai capturar o relief rally, se houver, e depois vai destinar o capital para jurisdições onde a propriedade privada e a lei sejam respeitadas.

**

A lista é longa, há outras tantas falências que contratamos para a sociedade brasileira ao eleger Lula da Silva. Quando o país finalmente morrer, não saberemos qual “órgão” foi responsável pelo último suspiro, mas saberemos qual foi o molusco causador. Só nos resta a fé.

 



ENGLISH VERSION

Written by Mariano Andrade

Translated by Ascanio V. Roquette

Revised by Randall H. Johnson


In medical terms, multiple-organ failure characterizes a clinical condition in which more than one vital system stops working properly. Oftentimes, the body's defense system itself makes the process more unstable, thereby making effective treatment more difficult. Given that, in general, death is just a question of time for patients with multiple-organ failure, no prognosis is given. Virtually, faith is all they are left with.

When a patient dies due to multiple-organ failure, no one can say for certain which system or organ was responsible for the final outcome.

Lula's election symbolizes Brazil's multiple-organ failure.

In order to fight an administration that didn't please many sectors of society – several of which were jettisoned from the considerable and immoral political patronage long ago – Brazil has gone through a reality subversion and a relativization of concepts that will certainly hit the country from different angles in the future. Those who let themselves be deluded by it are nothing short of foolish.

There is no prognosis for the country.

**

Moral failure.

We are the first country in the world to elect a President that had previously been convicted and arrested on the grounds of corruption. Honesty is no longer a fundamental basis for handling affairs of public interest. This article could very well end here as this particular flaw has to do with a dysfunction that leads to the failure of other values. Those who are prone to vote for Lula would also be willing to vote for Sérgio Cabral and – given our new moral (dis)order – they will most likely have a chance to do so.

Several generations grew up hearing the maxim that "only poor people are placed under arrest in Brazil" or "the only thing that puts someone behind bars is when a parent fails to pay alimony". We had the privilege of witnessing a turnover in this scenario: powerful big shots – both rich and influential –, being arrested, and immense fortunes that had been fraudulently appropriated from the government coffers being returned to the Treasury. The country was finally becoming a law-abiding nation.

Now we're faced with the woeful feat of not only releasing corrupt people from jail but also electing the head of the gang that will most certainly appoint his particeps criminis to strategic governmental offices. Or does anyone out there truly believe that Lula has turned into a purehearted politician or that he's going to insist on qualified, nonpartisan nominations for his cabinet? Many ghosts from the past will show up during his term.

Lula has never apologized for the corruption that marked the PT party era – apologies he indeed owes to the nation even if one believes the "I didn't know" excuse (remember that?). When those who voted for Lula are asked about corruption, invariably they reply "what about the 51 apartments bought by Bolsonaro's clan in cash?" or "what about the 'rachadinhas' (a portion of the salary of ghost employees embezzled by corrupt politicians)"? They shy away from talking about this topic by relativizing their wrongdoings. There's a difference though – Lula was the one convicted by twenty different judges, not Bolsonaro. Is the "presumption of innocence" still in force in Brazil?

Brazilian society's moral compass is broken. Crime pays off here.

**

Political Failure.

Lula was elected based on alliances he made with people he himself hates (the same ones that hate him back), starting with Geraldo Alckmin, an eternal antagonist of the PT party and Lula.

Lula made an alliance with Tebet – a cheeky opportunist – whose running mate just recently accused Lula of being the mastermind behind a murder. WHAT ARE WE COMING TO? Any association for the sake of power is worth it.

Lula didn't present any proposal – he was elected based on his persona. History shows that personality cults end up in failure. Bolsonaro, on the other hand, lost the election due to his persona. Brazilian politics comes down to "I like the candidate" or "I don't like the candidate". What the candidate intends to do and the legacy he/she will leave at the end of their term has become irrelevant. People forget that personas can change but legacies are forever.

Brazil elected an ex-con charged with corruption and handed him a blank check. What kind of legacy can we expect?

**

Institutional Failure.

"An election is not won, it's seized". These were the words said by of one of Brazil's STF (analogous to the U.S. Supreme Court) justices, which would be enough to wrap it all up – that is to say, the country's highest court understands that elections shouldn't necessarily be clean.

Election authorities in turn disapprove of increased transparency and go on trying to sell the bizarre idea that, as far as an election system goes, we have the world's best technology that is definitive and inviolable. It's a wonder that we don't have big, powerful corporations like Apple, Samsung, and Google, right? In a country where everything takes forever and a day to be processed (in spite of the auspicious digitalization of the economy over the last few years), we're able to poll 120 million votes in three hours' time. Elections could very well be held on April 1 (April Fool's Day).

The crusade against Jair Bolsonaro overthrew the separation of powers – we saw how the judiciary started to freely legislate without being questioned by the parliament. What kind of democracy is this? With a center-right parliament, do any of the readers really doubt that the Brazilian STF will go on interfering with the legislative process?

Lula will nominate two STF justices during his term. Does anyone doubt that they'll be friends with whom he exchanges cheek taps every now and then? One should expect the scum of the Earth, people who place favors, persona, and political loyalty above institutional values.

**

Failure of Social Order.

Lula and his allies' agenda comprises topics such as the decriminalization of petty crimes and misdemeanors. No wonder his ballot was massively supported by criminal organizations.

A few years ago, California, one of the richest U.S. states, decriminalized shoplifting. As a result, a number of companies closed down their business and laid off their employees. That's exactly what awaits us – the so-called "goodwill violence" (violence in the form of petty crimes, sometimes interpreted as politically-correct, to the dismay of many) overturning both the economy and jobs.

Not to mention the "evil violence", violence that causes mayhem and destruction for its own sake, the type of violence that comes in bulk.

**

Succession Failure.

After spending 40 years of his life in politics, Lula hasn't so far prepared any leader to succeed him. Those who think that at the end of his four-year term he'll hand the baton over to Alckmin might as well be living in another galaxy. Should he be as fit as a fiddle, Lula will run again for president in 2026 and, most likely, without Alckmin on his slate.

That being the case, no one will be able to get away from a deplorable campaign overwhelmed by personas and populism. For a population with little education like ours, there's no chance for a qualified candidate with a positive agenda (like Tarcísio de Freitas or Romeu Zema, both elected governors) to compete with the likes of Lula. Lula is capable of lying through his teeth during his campaign, promising rump steak, beer, bread, and circuses – the recipe with which an equally populist adversary will be drawn into the fray.

To say the least, one has to admit that Bolsonaro would be the "electoral beacon", the fastest way for us to have any chance to stay clear of the polarization that has the effect of dumbing down the electorate. Charisma can't be simply passed on to someone else and the leaders Bolsonaro managed to prepare don't project the same charisma he's endowed with. Therefore, there's only one persona (Bolsonaro again?) that could stand up to Lula da Silva.

To be on the safe side, Lula will see to it the "us against them" thinking is kept in full force, in addition to making the lives of opposing governors a hell on earth and trying to soil the political agenda with a witch hunting campaign. All in an attempt to avoid the emergence or consolidation of new leaderships.

**

Judicial Failure

The Brazilian judicial system was dismantled so as to open up the way for Lula to run for president. The lawsuits, judgments, and decisions of countless judges were simply torn up. How on Earth can we expect from this point on a society in which all are equal before the law?

A few years ago, Lula stated that José Sarney (ex-President of Brazil) wasn't a common man before the law. Lula doesn't believe in the rule of law – a concept that he's never been fond of –, after all, he's a self-centered person to whom everything should suit his convenience. Given that Lula is currently being "powered by the STF", he is and will go on being the personification of the Law.

**

Administrative Failure

Lula's election will impose a costly burden upon Brazilian society. Lula owes many favors to a lot of people – the TSE, STF, political parties, politicians, bankers, and other "democrats". Those who think that Lula's administration will be marked by qualified appointments might as well have just arrived from another planet.

The PT Party plans to nominate those "fallen comrades" who were defeated in the recent election to fill outstanding governmental positions. Hence, we'll have to put up with such figures as Fernando Haddad, Olívio Dutra, and so many others that make anyone's gorge rise – people who have been soundly rejected by the voters! An overstatement? Who served as the first president of Petrobrás during Lula's two terms? José Eduardo Dutra, who had just been defeated in the election for the governor of the State of Sergipe.

There will be no chance of improving public services as only politicians will be appointed to occupy key positions. Also no one should expect an environment that favors private investments as a horde of second-raters will come rushing into government offices, people who are incapable of innovating and fostering growth drivers.

**

Federative Failure

The Northeast was instrumental for Lula's election. It's an impoverished region exactly because, since the beginning of Brazil's redemocratization, it's been predominantly governed by leftist parties and, as result, could never harness its economic potential. This region is very limited in terms of production but has many voters, a perfect recipe for political patronage and servitude – a fertile ground to empirically prove Hayek's theories.

With Lula or any other left-wing administration, the Northeast will never thrive as it is the region that can secure leftists in office by means of using public money in populist works, electioneering transfer of income, and other well-known moves. It so happens that the states that generate more wealth have a legitimate right to question this equation: after all, why work and produce if taxes are reverted to the benefit (short-term and populist, mostly) of others?

The European Union is being dismantled precisely because of the disparity of its member-countries. Germans don't want to finance Greece any longer, as much as the state of São Paulo will by no means agree to the funding of the Northeast's political patronage forever.

Some would rather take the road to progress while others tread (or are forced to tread) the way to servitude. Two such opposing agendas are not at all compatible with a federative union like Brazil.

**

Informational Failure

Lula believes in controlling the media – he himself spoke about it without being censured (oops) during his campaign. The mainstream old media can hardly wait to start living off the government teat again and, of course, is ready to make up for it by broadcasting positive news about the government.

And it will get even worse. During the election period, we witnessed the imposition of a shameless form of censorship, including an ex-ante privileged censorship that eventually turned into a minority report. The woefully disappointing vote of one of the STF's own justices was instrumental to that end when she said "I know it's wrong, I know it's illegal, but even so I'm going to approve it" – what a particularly tragic moment in our history.

During the "fascist" administration of Bolsonaro, "entertainers" were allowed to post images of the President inside a coffin with flowers or a soccer game in which the ball was the head of the President. When Bolsonaro tested positive for COVID-19, a given journalist made a public statement in which he wished the President dead. Bolsonaro is the most incompetent fascist that ever lived because he allowed society at large to speak freely. And what's even worse, he approved of free elections, just think about that!

The "democrats" of the high courts, in turn, think differently. They take anyone into custody who criticizes or posts negative comments about them, they hack cell phone accounts, and so on. They abuse their power and the power that doesn't belong to them, and they don't censure themselves (oops) when they decide to legislate. Oh, and they do away with fair elections.

This is going to be Lula's government keynote: say goodbye to reliable information, say goodbye to the adversarial principle, and say goodbye to free speech. Everything will be taken away little by little, so as to go unnoticed. When the time is up, the country will realize it's already in boiling water and its goose is cooked.

**

International Failure

Roisterers like French President Macron, Leonardo Di Caprio, Mark Rufallo, and other hypocritical lunatics will celebrate Lula's victory. So will the senile President Biden in case he realizes what's going on. Nevertheless, confusing confetti and streamers with international respect and relevance is outright childishness.

Lula is out of his depth, the kind of person who could very well state that the Ukrainian war could be sorted out over a glass of beer (will rump steak be served as well?). That in itself would suffice to discredit him internationally – he shows no respect for players that sought peace before the outbreak of a war, he shows no respect for the young people that went off to battle, he shows no sympathy for the fallen and their kinfolk. It's an outrage.

Lula is even worse than that: he's the export model of a "useful idiot". Lula has never acknowledged the error of supporting "Chavism", a dictatorial regime that destroyed the once richest country in South America. Lula has never ceased to bow down to Cuba, something that's not compatible with respecting democracy. In his earlier terms, Lula openly showed that he was sympathetic to Iran and the Islamic State, which used to decapitate Western journalists. Nicaragua seems to be his current favorite. Ring kissing and showing international respect are mutually exclusive situations.

"Oh, but we'll have Meirelles" back. Irrelevant! It could be Dilma or Mantega as well, the fate is the same, and only the speed is different. International investors will capture the relief rally, if any, and then direct their capital toward jurisdictions where private property and the rule of law are respected.

**

The list goes on and on as there are many other failures we have lined up for Brazilian society with Lula da Silva's election. When the country eventually comes to an end, we won't be able to recognize which "limb" was responsible for its last gasp but we'll know which mollusk caused it all. Faith is all we have left.

Comments

  1. Replies
    1. Quem não acredita mais no país nunca acreditou em si! Aguentou anos de destruição e agora no momento crucial de reverter definitivamente essa situação em que estamos há 40 anos ,esmorece!? Frouxidão na hora da luta pela nossa liberdade e das proximas gerações!

      Delete
    2. Não entendi se foi uma crítica ou um desabafo Eu estou tentando levantar a voz e chamar atenção ao escrever o texto. Seguirei escrevendo quando tiver algo a dizer. Seguirei trabalhando e produzindo APESAR do governo que virá. E espero q o país resista a mais esse obstáculo, mas o sentimento é de tristeza e frustração. Boa sorte.

      Delete
    3. Excelente texto, Mariano! Parabéns e Gratidão!!!

      Delete
    4. Parabéns! Excelente artigo... Com tristeza, concordo integralmente com o conteúdo...

      Delete
  2. Rocha, nem vc mais acredita nesse país... o último dos moicanos se foi...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mariano compartilhei seu texto, excelente por sinal. Mas agora a turma dos esquerdistas querem saber quem é você, e não enco tro nada público e tem vários nomes iguais. Onde posso encontrar ? Aff..

      Delete
  3. Muito lúcidas as suas observações Mariano! Difícil explicar e até mesmo acreditar nesse resultado. Talvez uma frase seja o resumo disso tudo: "Farinha pouca, meu pirão primeiro". Infelizmente entraremos em cuidados paliativos em breve...

    ReplyDelete
  4. Exato, só nos restam os paliativos.

    ReplyDelete
  5. Lentamente seremos cozidos em fogo lento, O mundo está decadente, o que nos leva a não ter para onde fugir . pobres gerações futuras!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. O Brasil tem todos os personagens para liderar essa decadência. Seremos protagonistas.

      Delete
  6. Finalmente um texto lúcido, exemplarmente bem pautado e que parametriza, de maneira irreparável, as consequências desse escabroso 30/10/2022. Parabéns!!

    ReplyDelete
  7. Obrigado. A tristeza é grande. Sensação de voltar no tempo e ver Dirceu dando as cartas. Tenho pena das futuras gerações, mas tbm elas se deixaram enganar pelas narrativas fáceis.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo em gênero, número e grau, Mariano. Você sempre foi brilhante desde a PUC. É muito triste ver a narrativa dos valores invertidos vencer em nosso país. Continuaremos lutando, porém este é um setback considerável e pagarão o preço as gerações de nossos filhos e as subsequentes. Seu texto é brilhante, perfeito. Parabéns!

      Delete
    2. Valeu, Beny. Sim, uma baita volta no tempo, lamentável para as futuras gerações. Corremos o risco de haver um êxodo de jovens, tal qual a Argentina experimentou.

      Delete
  8. Com toda a certeza, caro Mariano. Quem estava bem ao lado do molusco por ocasião do discurso? Nada menos que o marginal flagrado com dinheiro na cueca. Isto é o que nos espera.
    Pobre Brasil !!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso aí. Já começou mostrando qual será o modus operandi. Um tapa na cara de todos os brasileiros de bem, e motivo de aplauso para as massas de manobra.

      Delete
  9. Ganhamos a eleição. Faltam 24 horas para o anúncio. Bolsonaro 65%.

    ReplyDelete
  10. Texto fantasticamente adequado. Concordo 100%.

    ReplyDelete
  11. Concordo com quase tudo, mesmos o da falência federativa que coloca o Nordeste como responsável pela vitória do Lula, Se você observar o site do STE, e os números de votos quantitativos e não percentuais de cada estado, verá que a região Sul e Sudeste, a mesma que discrimina o Nordeste, juntas deram a Lula mais de 35 milhões de votos. Lula foi eleito com 60 milhões. Em São Paulo, foram 11.519 milhões de votos para Lula, Minas Gerais outros 6.190 milhões, o Rio de Janeiro outros tantos 4.156 milhões. Já escutaram aquele ditado," de grão em grão, a galinha enche o papo" pois é, foi o que aconteceu. Não votei no Lula, mas infelizmente, admito a sua vitória.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pelo comentário. Entendo seu ponto. Mas não se trata de discriminação e sim de pragmatismo. Sistematicamente o PT vence nas regiões mais pobres. Recebi uma imagem nas redes mostrando que - pegando os estados onde Bolsonaro venceu - tem-se 85%do PIB (os dados batem). Ou seja, 15% do PIB se sobrepuseram a 85%. Pela sua análise, vc sugere que isso deveria ser ajustado pelos %s obtidos em cada estado ao invés de pegar o "bloco", o que é um prisma razoável. Se vc fizer isso, vai chegar a aproximadamente 53% do PIB votou em Bolsonaro e 47% em Lula. Muito mais parelho do que os 85/15 não-ponderados, mas ainda assim o voto popular prevalece sobre o "distrital". Talvez a velocidade/gravidade da falência federativa seja menor do que às de outras esferas, mas o agente agressor existe. Mais uma vez, obrigado pelo comentário construtivo.

      Delete
    2. Caro, Mariano. Não votei no Lula, mas admito a sua vitória. O pleito foi justo e não há falência federativa.
      Se o Nordeste não fizesse parte do país, pode ser que Lula não estivesse eleito. Entretanto, o Nordeste faz parte do país e faz parte da regra do jogo considerar os votos desta região.
      A sua poderação de votos pelo PIB não consta na Constituição. Então, não é argumento minimamente razoável. Esqueça isso.
      Ao invés de inflamar nossos colegas com argumentos descabidos, sugiro uma agenda mais propositiva e que possa ajudar o país a crescer, seja quem for governar.

      Delete
    3. Desculpe. Não estou inflamado ninguém. Vc pode achar o argumento descabido , é seu direito. Mas não preguei nenhuma divisão, apenas constato que o pacto federativo não pode ter agendas conflitantes.

      Delete
    4. Aliás, há de convir q o pacto federativo americano é um modelo de resiliência. Pois bem, lá vários presidentes eleitos pelo voto distrital não venceram no voto popular. Aqui é o contrário, veja meu reply acima. Será que a regra americana "inflama" a população do Kentucky contra os californianos?

      Delete
    5. E, para concluir, quem adotou a agenda segregacionista foi o PT. Quantas vezes tentaram descreditar a candidatura de Tarcísio por ele ser carioca? Esse partido terá vontade ou competência para unir o país?

      Delete
    6. Amigo, eu não sou petista, não votei em Lula e não tem porque levantar essa história do Tarcísio. Agora vamos ao seu texto.

      Você diz que não prega divisão... eu o convido a reler o texto que você mesmo escreveu. A cada parágrafo você tenta colocar um argumento (fantasioso) sobre a necessidade de uma divisão.

      Aliás, o que representa essa "ponderação de votos pelo PIB"? Mesmo como liberal que sou não vejo o menor sentido nessa proposição. E, mais uma vez, você está propondo um processo que segrega regiões ricas das regiões pobres.

      Acostume-se com o fato de que os pobres são maioria no país e que eles (sempre foram) a grande massa capaz de eleger um governante, segundo as regras da constituição. Regras estas que nunca consideraram ponderação por qualquer critério.

      Infelizmente, o pacto federativo americano é o pacto federativo apenas para os americanos. E o pacto federativo brasileiro é o pacto federativo brasileiro.
      Agendas conflitantes fazem parte do processo político (em qualquer lugar do mundo) e cabe aos agentes públicos harmonizar essas agendas.

      Delete
    7. Concordaremos em discordar, tudo bem.

      Delete
    8. Vou meter a colher no debate alheio. "O pleito foi justo"??? Com o descarado ativismo judicial que, inclusive cancelou as condenações do Lula em 3 instâncias mais interferência no Executivo e no Legislativo, censura que funcionava só para um lado; o verdadeiro massacre da mídia parcial que distorcia fatos e escondia boas notícias? Me desculpe, não sei em que universo paralelo esse pleito foi justo...

      Delete
  12. Parabéns, Mariano Andrade. Simplesmente, uma análise completa do que ocorreu.

    Só uma coisa me intriga: pir qu⁰⁰ê, em 2021, quando o Fachin deu aquela "facada", anulando os processos julgados em Curitiba pir erro de CEP, mas não inocentando 0o ex-preso, por quê não houve qualquer contestação?

    Veja as consequências agora. Um condenado se elege, mas continua condenado. Será empossado?
    Outra, logo, logo, poderá ser inocentado por prescrição, já que completou 77 anos no último0 dia 27 de outubro.

    Gostaria de saber sua opinião. Grato. Parabéns pelo excelente e oportuno texto e um abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pelo comentário. Não sei te responder, mas meu chute é que a sociedade civil brasileira é infinitamente menos articulada que a classe política. Penso que em outros países esse gap seja menor. O efeito sapo na panela funciona muito bem aqui, a sociedade não se dá conta da temperatura da água até ela ferver. De novo, é meu best guess.

      Delete
    2. Penso que deveria haver uma governança bem mais robusta para indicação e aprovação de ministros do STF. Não é possível haver segurança institucional quando presidentes da república (vários, não só os petistas) indicam amigos ou co-filiados. Nunca antes na história desse país o STF foi tão partidário e , por consequência, conflitado para execer o papel para o qual ele existe. Há 20-25 anos, poucas pessoas poderiam nomear todos os ministros do STF, mas dado o poder que ele acumulou, hoje todo mundo sabe. Seria interessante (porém impossível ou quase) plotar a evolução de manchetes de jornal que mencionam o STF ano a ano (com alguma normalização), certamente é muito ascendente. Como vamos consertar isso? Não tenho ideia, não teria competência para propor algo. Mas a sociedade brasileira, que não aceitaria uma final de copa Brasil e Argentina ser apitada por um juiz argentino, aceita essa crescente de poder e de conflitos. Isso me preocupa bastante.

      Delete
  13. O texto é irretocável, como já disseram. Da minha parte, farei um boicote a toda e qualquer coisa oriunda do NE. Desde 2014 passo as minhas férias de janeiro em algum destino turístico dessa região. De agora em diante, o NE está totalmente riscado da minha vida. Passarei as férias em casa mas não volto ao NE.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pelo elogio. Eu tenho que tomar cuidado pois outros leitores interpretaram o texto como tendo um viés segregacionista, que não era a intenção (e , na minha modesta opinião , não foi a mensagem passada, mas a interpretação é livre). Eu acho que não dá para dispensar férias no Nordeste, rsrsrs.

      A sociedade deveria se mover na direção de fomentar o NE a justamente profissionalizar e estruturar o turismo, uma de suas claras vocações. Já andei muito pelo Brasil e no NE já estive em todos os estados exceto AL e PB. Quando você vê o que Gramado construiu em cima do turismo, é admirável. O NE tem potencial para fazer igual. Dá uma pena danada ir aos Lençóis Maranhenses (lugar fantástico, paisagem única no mundo) e ver que não há nenhuma estrutura de turismo. O mesmo vale para diversos outros locais no NE (e no Brasil). Mas é interesse dos governos federal, estaduais e municipais ? Se o turismo decolar, a renda decola e a servidão encolhe. O potencial é enorme e.dá para fazer com responsabilidade ambiental e social, mas tem que deixar o cidadão prosperar junto e futuramente depender menos do estado. Em 2022, pelo que me recordo a expectativa é que o total de estrangeiros visitando o Brasil seja o mesmo número de turistas recebidos em Lisboa, é mole?

      Delete
    2. Não teve viéis segregacionista não, fique tranquilo. Minha decisão é totalmente pessoal. Como você, também conheço o NE quase todo. Também já fui inúmeras vezes à Gramado, pois meu marido é gaúcho. E não, o NE jamais será como Gramado, por razões mais do que óbvias. ABS.

      Delete
    3. Pois é. Uma pena q o NE tenha pouca chance de prosperar como a serra gaúcha. Potencial tem.

      Delete
    4. Parabéns pelo excelente artigo.
      Sou nordestino e sinto muita vergonha pelo voto dos meus conterrâneos no descondenado.
      Não há segregacionismo no texto, há, sim, a triste realidade de uma região pobre votando majoritariamente em quem há décadas explora a pobreza.
      Até compreendo as pessoas de outras regiões decidirem não mais passar férias por aqui. Sinceramente, eu faria o mesmo se eles tivessem votado majoritariamente no corruPTo.

      Delete
  14. Parabéns Mariano. Perfeita todas as colocações de uma triste realidade que há por vir.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado. É realmente uma tristeza, a sensação é de que voltamos no tempo 15-20 anos. Parece aqueles jogos de tabuleiro onde você tira exatamente o valor do dado que não quer e cai na casa "volte 15 casas".

      Delete
    2. Parabéns pela analise concisa e precisa

      Delete
    3. Obrigado. Acabou sendo menos conciso do que meu post médio rsrs... mas o tema também é mais importante do que outros sobre os quais já escrevi

      Delete
  15. Prezado Mariano, boa noite:
    Que texto, que clareza, que realidade dura, cruel e verdadeira esta tão bem descrita neste artigo.
    Vou imprimi-lo para lê-lo, infelizmente, como um vaticínio, a cada órgão que perderemos ao longo desses próximos anos.
    Obrigado por estares nesta boa trincheira da dignidade!
    Escolhemos o abismo no lugar da ESPERANÇA.
    Socorroooooooo!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pelo comentário. Espero que minhas previsões estejam erradas pelo bem dos mais jovens. Mas os primeiros sinais , em alguns poucos dias, já são de figuras como Genoino, Dirceu e outros renascendo das cinzas. Muita tristeza.

      Delete
  16. Parabéns, Mariano. Texto lúcido, equilibrado, completo.

    ReplyDelete
  17. Meu caro, votei no Collor(corrupto), no FHC, no Alckmin, no Aécio(bandidão), no Bolsonaro 2 x ,sempre contra o PT. Isto posto, não perdemos a eleição por causa do Nordeste, perdemos a eleição por causa do comportamento e atitudes do Bolsonaro. Tivesse ele se comportado de maneira humana na pandemia, demonstrado prioridade com os doentes, visitado hospitais, tomado a frente no momento de pânico em Manaus ele teria sido eleito no primeiro turno. Pagamos pelos seus momentos grotescos e toscos.
    Avançamos com algumas leis nos últimos anos, que não permitirão ao PT destruir o país, como a citada Lei dos pequenos delitos. É preciso ser racional, lembrar que no congresso a esquerda não vai ter maioria, e preparar a volta de maneira democrática, quem sabe dessa vez com um presidente mais preparado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo sobre o comportamento dele, inclusive escrevi no texto que ele perdeu para si mesmo, pode ver lá . Sobre maioria nas casas, não vimos o judiciário legislar? Não vimos Dilma manter direitos políticos rasgando-se a constituição? Então, a divisão de poderes é uma esperança menor do que no passado, na minha visão.

      Delete
    2. Sobre NE, que parece ser um dos pontos controversos ex post eleições. Pode ser uma visão simplista, mas os candidatos intensificaram suas campanhas no NE no 2o turno, correto? Então entenderam que ali estava o fiel da balança. Além de MG , principalmente na intenção de virar (Bols) o norte do estado que tem comportamento eleitoral próximo ao do NE. Será que eles também entenderam que o NE poderia decidir a eleição? Acho razoável aceitar essa hipótese. Abs

      Delete
  18. Caro Mariano, olhe em sua volta. Tire as escamas da cegueira e seja feliz. Faça a critica , mas critica justa e construtiva. Não faça previsões bizarra, reapaldadas em visões tacanhas e miopes.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Francisca , e se meu artigo fosse escrito na Venezuela há 20 anos ou na Argentina há 3 ? As previsões seriam bizarras? Vc já viu as figuras q emergira. Das cinzas, Dirceu, Genoíno, etc. As previsões bizarras estão começando a se materializar antes do esperado . Mostre-me com quem andas e mostrarei quem és. Lula já fala em guarda nacional, procure saber que outro país do continente tem isso. Abraços e boa sorte.

      Delete
    2. E me desculpe, medíocre é um processo político incapaz de produzir um líder melhor do que Lula em 40 anos. Medíocre é quem vota em Lula apesar de reconhecer a corrupção. Medíocre é quem vota num presidente no qual não teria confiança para entregar a gestão de sua empresa , de sua conta bancária, de nada. Se vc não enxerga isso, lamento, não vamos concordar em nada. Por enquanto, tudo bem . Tomara que continuemos tendo a possibilidade do contraditório .

      Delete
    3. Ah, e demissões de jornalistas... as previsões não foram bizarras, o que é bizarro é as coisas irem acontecendo tão rápido. Abs

      Delete
  19. Gostaria de saber se posso divulgar o texto com o autor, no twiter e instagram?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Rodrigo . Poste o link do blog se desejar. Já perdi o controle.... normalmente, meus posts só circulam em grupos de amigos, mas esse viralizou. Certamente pela tristeza coletiva. Abs

      Delete
  20. Vou parar de responder aos comentários , ao menor por ora, por questão de uso do tempo. Mas o espaço seguirá aberto. Obrigado a todos.

    ReplyDelete
  21. 5.425 noites mal dormidas por tudo isso acima,seguidos por
    3 anos e 10 meses de sossego, mais 4 anos de tudo isso acima novamente, com 88 anos de idade, façam algo prático, ou chegarão onde estou e daí, heróis ou onde e quando errei?

    ReplyDelete
  22. Um comentário parcial e isso já estou cansado de ouvir de ambos os lados. Vejo como advogados "dos diabos", onde a lábia fala mais alto que a própria lógica! Parece que a língua é uma extensão do cérebro.
    Só merecemos isso?
    "Não São Os Políticos Que Se Tornam Ladrões... São Os Ladrões Que Se Tornam Políticos."

    ReplyDelete
  23. Replies
    1. Tão triste quanto perfeito o texto! Parabéns! Conhecereis a verdade, e ela voz libertará.

      Delete
  24. Excelentes abordagem de cada uma das falências. O nordeste praticamente elegeu, mas não vejo comemoração! Explica que os poucos que votaram, o fizeram encabrestados, portanto, nada de comemorar. Os outros, ou os fantasmas das cidades que tem mais votos que população, estavam em Marte e/ou em cemitérios. Poucos que votaram em sã consciência, tinham apenas interesses pessoais. Ainda acredito que as forças divinas haverão de agir agora. Então, é sair do país. Não há tempo para esperar pela saída do comunismo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, concordo. Acho que muitos votaram de forma egoísta, querendo trazer para seu setor de atuação uma benesse de curto prazo. Mas o custo para a sociedade é gigante e todo mundo perde liquidamente. As pessoas parecem se contentar em ter um olho em terra de cego, ao invés de curar a cegueira.

      Delete
  25. Teu texto é perfeito nas análises.
    Só me resta desejar pêsames a nós todos, pois teremos de suportar esta corja faminta por divisão de bolo. Não há Estado que aguente por muito tempo, pricipalmente porque eles acham e agem como se o dinheiro público fosse deles.
    Ahhh como torço para que essa história não se repita.
    Meus parabéns, amigo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é ... também torço para que não se repita, mas é a "vitória da esperança sobre a experiência"...

      Delete
  26. E o último que sair que apague a luz azul do aeroporto? E a saída é mesmo o aeroporto?

    ReplyDelete
  27. Olá, Mariano.
    Vou tentar ser a mais imparcial possível aqui.
    Eu entendo totalmente sua indignação com a direção que o Brasil está tomando e com os vários delitos do nosso novo presidente,Lula.
    Porém, eu também não posso negar que essas eleições foram umas das mais concorridas em todo o Brasil, nosso país passou por muitas coisas ruins durante o governo Bolsonaro. Eu vejo que a vitória do Lula nas eleições teve sim muito a presença da sua personalidade heróica, como o presidente que já tirou o Brasil da fome, e agora estamos com 33 milhoes de pessoas com fome no Brasil.Por isso eu vejo essa eleição como um grito de socorro de muita gente que está com fome, de muitos grupos de minorias que se sentiram agredidos pelas falas de alguns Bolsonaristas. Então eu vejo essa eleição como uma vitória da "minorias contra a maiorias".
    Com certeza não devemos aceitar mais nenhum crime do Lula, nenhum apoio do presidente a ditadores.
    Eu penso que o Brasil tomou essas eleições como uma revolta.

    Então. Penso que devemos nos unir para observer nosso país e garantir a nossa democracia e ir contra a corrupção.
    Estamos voltando ao início de 2018 a maioria Bolsonarista perguntava : Estamos no mesmo navio, para que torcer pra cair? E agora temos a mesma pergunta feita pelos Esquerdistas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Júlia, agradeço o comentário. Estou tentando não gastar muito tempo nesse espaço pq não vivo disso rsrsrs. Tentarei ser breve. Não tenho problema com quem votou no Freixo no RJ ou no Haddad em SP. Não concordo com suas propostas, mas isso eh do jogo. Não tenho problema com quem votou no Ciro, até pq acho q parte de suas ideia são bem inteligentes ( outra parte é bem esdrúxula). Tenho problema com quem reconhece que houve corrupção e que o Lula foi condenado por várias cortes e MESMO ASSIM vota nele. Anted de qq outro aspecto, não é uma questão de ideologia

      Como o PT vai unir o Brasil se sua campanha sp era desqualificRar Tarcísio por é ser carioca? PT não tem nem competência e nem vontade de unir o país.

      O q uniria o país e nos tiraria do populismo e polarização seriam 4 anos de crescimento de 3% ou mais. Estávamos nos trilhos. Agora mão mais, 2023 ainda ok, depois dureza.

      Várias das inclusões sociais são feitas com capital privado e o PT sempre foi contra. Privatização das teles, antes a linha custava 1000 dólares. Março do saneamento. Plano real. Tudo isso teve oposição do PT. Então, estiveram sempre do lado errado da história.

      Discordo q Lula acabou com a fome, o programa dele fome zero foi extinto rapidamente, salvo engano.

      E muito da fome hoje foi fruto do fique em casa, suponho eu. Mas essas estatísticas de 35mm pessoas com fome e outras 25mm com insegurança alimentar me parecem exageradas. Claro que vemos miséria nas cidades mas não é terra arrasada. Esses números representariam 30% da população.

      Torço para ser menos ruim do que minhas previsões, mas vendo Dirceu e genuíno ressurgindo, jornalistas sendo demitidos, indicações políticas sendo esperadas e papo de guarda nacional, Venezuela, Argentina etc não dá para ter muito alento.

      Não fui breve! Rsrs

      Delete
  28. Estão discutindo sem levantar o tema ::'Fraude galática". A eleição foi roubada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. A condução do processo eleitoral foi tão ruim que já basta para macular tudo. Nem precisa entrar na discussão mais polêmica.

      Delete
  29. Texto perfeito, diagnóstico correto! Colocações cirúrgicas! Obrigado, agora nos resta lutar pra que esse gigante não venha a óbito!!!!

    ReplyDelete
  30. Prezado Mariano, boa tarde!
    Texto íntegro, lúcido, objetivo e dolorido.
    Agradeço o seu desgaste, tempo e empenho pelo Brasil correto.




    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado. Normalmente só escrevo para compartilhar entre amigos, mas este viralizou de tal forma que, para mim, evidencia que a tristeza é geral.

      Delete
  31. Caro Mariano, excepcional seu artigo, parabéns. Tomei a liberdade de compartilhar nas minhas redes, com as minhas ponderações. Uma delas, gostaria de incluir um ponto não abordado, que acho importante refletirmos, que precisamos de transparência e imparcialidade no pleito eleitoral, urnas auditáveis, votos impressos e, agentes reguladores e, organizadores imparciais! Algo precisa ser mudado pelos nossos legisladores, para que o resultado da eleição, reflita 100% a vontade da maioria.Forte abraço! "Ou ficar a Pátria livre, Ou morrer pelo Brasil. "

    ReplyDelete
    Replies
    1. Junior, obrigado pela nota. Sim, uma maior transparência e a migração para um benchmark aceito internacionalmente é "prá ontem". Incoerente de vários países que rechaçaram votação estritamente eletrônica (inclusive a tecnologia brasileira) se apressarem em ratificar o resultado.

      Comentei com outro leitor que também precisamos de uma maior governança nas indicações às altas cortes. Senão ficaremos reféns de indicações de amigos, ex-advogados, primos etc. E estou incluindo presidentes de vários partidos e linhas. Uma nova governança e uma maior vigilância do senado serão/seriam cruciais para impedir esse nepotismo, o pior de todos, dada a longevidade dos cargos.

      Delete
  32. Na verdade está nas atas do foro de São Paulo que o Brasil deve OBRIGATORIAMENTE desempenhar o papel de vetor financeiro da organização assim como a Rússia era da URSS logo o Lula terá que fazer uma economia minimamente funcional, provavelmente o que vai ocorrer será um tempo de "bonança" artificial e quando o circo pegar fogo eles vão chamar algum bombeiro assim como foi com o temer em 2016 talvez o próximo seja alguém do PSDB, lembrando que foi justamente por conta das burradas econômicas que o sistema cuspiu a Dilma.

    ReplyDelete
  33. Cientista político, ou cientista petista

    ReplyDelete
  34. Caro Mariano, parabéns pelo excelente artigo. Você me autorizaria a traduzi-lo para o inglês, submeter a tradução à sua aprovação, para posteriormente eu compartilhar com minha rede fora do Brasil? Muitos estrangeiros estão vendo somente a narrativa incompleta e em parte falsa da grande imprensa brasileira e seu artigo apresenta uma narrativa muito mais fidedigna da realidade. Se quiser, posso lhe enviar o link para o meu perfil no LinkedIn.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado. Pode me mandar seu endereço do linkedin e falamos lá.abs

      Delete
    2. https://www.linkedin.com/in/mauricio-wendling-lopes-a0407b4/

      Delete
    3. https://www.facebook.com/Mauricio.Wendling.Lopes/

      Delete

  35. Sim, que sociedade é essa onde tanta gente prefere um ladrão a um gestor honesto, defensor dos costumes? Fácil de entender o voto dos presidiários, traficantes e saqueadores. Mas do povo ordeiro??? Decepção com as FFAA, que deixaram as inconstitucionalidades crescerem sem que agissem, mesmo com as grosseiras fr@ud&s eleitorais. E não faltou o apoio do povo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. O processo foi totalmente viesado. Evitando os temas mais polêmicos , dá para dizer com segurança que não foi uma eleição isonômica.

      Delete
  36. Parabéns pelo texto... uma analogia perfeita... o veneno que contaminou a instituição, assim como um veneno de uma serpente, só pode ser combatido com antídotos aplicados rapidamente... mas demoramos muito pra isso e a falência institucional, jurídica, moral, etc, já está acontecendo... pouquíssimo tempo para algum procedimento definitivo... apenas alguns poucos paliativos....que talvez não surtam efeito nenhum...
    Novamente, parabéns pelo texto, sucesso em seus projetos e bons ventos.
    Abraços de Santa Catarina...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado, Fernando. E parabéns ao seu belíssimo estado, que nunca caiu no canto da sereia do PT. Por isso, a ordem, civilidade e progresso ! Abraços.

      Delete
  37. Excelência em sua escrita. Condensando quase todo o projeto criminoso de poder dessa canalhada que quer parasitar a Nação. Esse animal descondenado e o aríete político, para não cair no chulo.
    Sou mais um formado na PUC/SP - CCMFT que chegou a criticar o antigo CCC, como diversos colegas a época. E vejo a corja se travestir de "populares" e enganar os mais pobres.
    Erramos ao não fazer nada, quando descondenaram o bandido. Erramos novamente ao permitirmos sua candidatura (cadê a Ficha Limpa?).
    E agora, ficam olhando os movimentos passarem
    Continuo me dedicando ao suporte do movimento que tomou a frente do Tiro de Guerra da cidade. Alguns alimentos, café, água e outros insumos básicos. Não é festa. E suporte
    Parabéns pelo magnífico texto.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado, Kobata. Realmente é muito triste a maneira com que falhamos como sociedade civil e a forma como colapsou nosso arcabouço institucional, imprensa, etc. Maquiavelicamente, ele foi solto durante a pandemia, momento em que sair de casa e aglomerar era "genocídio". Mesmo assim, tenho dúvidas se reagiríamos como sociedade, não fosse a pandemia. Um abraço e boa sorte nos projetos.

      Delete
  38. Infelizmente não estarei mais aqui para ver o resultado desse descalabro eleitoral, daqui á uns anos, pois a minha idade já está um pouco avançada, mas posso dizer agora ; BEM FEITO, pra minha neta e todos os que escolheram um bandido condenado pra ser líder deles, um bando de idiotas . Quando eles comerem o último cachorro, vão se lembrar do que eu falei

    ReplyDelete
  39. Parabéns pela excelente síntese da tragédia que estamos vivendo, por nossa própria culpa, por nossa cultura do "fazer de conta". Enfim, quem viver verá !!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado , Reinaldo. Tem tudo para ser uma tragédia mesmo. Algumas das previsões já se concretizaram antes mesmo e o mandato começar. PEC da transição de 4 anos? Que transição demora 4 anos? Já começou a pipocar noticiário de países das américas do sul e central que vão pedir empréstimo ao bndes. Etc etc. Só gente ruim, muita gente ruim e ideias absolutamente escabrosas (moeda mercosul e outras idiotices de gente que nunca trabalhou na economia real, aquela que produz riqueza - ou tenta produzir lutando contra um estado paquidérmico).

      Delete
  40. Parabéns, conseguiu resumir num único texto TODA a situação trágica que se abateu sobre o país.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado, Ivo. É realmente uma tragédia. Não sei se ainda somos classificados como um "país"... boa sorte.

      Delete
  41. Prezado Mariano:
    Que texto!
    Grato por compartilhares conosco a melhor, infelizmente, análise sobre a nossa realidade.
    Por favor, considere o ”infelizmente”, como um lamento!
    Tudo poderia ser e estar tão diferente, tão racional.
    Pobres de nós, povo Brasileiro!
    Socorrooooo!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado. O "infelizmente" é necessário, infelizmente. Abs

      Delete
  42. Uma peça que serve para o passado e o presente.
    Mas, convenhamos que o que se supõe,como FUTURO, deixa muito a desejar. Infelizmente!
    O grande divisor e catalisador dessa causa, se chama o entendimento e a coragem do nosso povo.
    Nenhum país do planeta encetou tal resistência e indignação.
    O povo está agindo, como um ourives ao lapidar e proteger, amanhã e sempre todos os nossos valores fundamentais.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Luiz, vamos ver como serão os próximos capítulos. Obrigado pela leitura.

      Delete
  43. Querido Mariano Andrade..faço suas palavras as minhas. Você me representa.

    ReplyDelete
  44. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  45. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  46. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  47. Para este Problema TODOS, sem excessão, Sabem qual é a solução! A solução para tratar traidores da Nação Brasileira!
    Ela é drástica, mas necessária à um País Sério!
    Temos que parar de "tampar" o sol com uma peneira!
    Se a Nação Brasileira se Levantar e Agir o pequeno problema acaba!
    É a NAÇÃO QUEM MANDA!!!
    Ficar conjecturando sem AGIR não adianta nada!!!
    O criminosos estão dizendo que vão te detonar! E "você", como fica? Esperando acontecer para ver o que fazer??? Estamos indo de mal à pior!!!
    Vamos sentar e aguardar o desfecho Constitucional.....
    P.S.: Quando O BEM NÃO FAZ NADA, O MAL PROLIFERA RÁPIDO!!!
    Que YHWH tenha misericórdia deste país (está em minúsculo mesmo)! Quando ficar sério eu escreverei devidamente...
    🤷🤷🤷

    ReplyDelete
  48. Obrigado por tua Análise Inteligente do problema nacional!
    Lerei mais matérias aqui.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pela leitura. O bem vencerá, mas vai demorar. Vai ser nos pênaltis...

      Delete
  49. Caro Mariano, que texto esclarecedor e verdadeiro. Parabéns! Gostaria de tê-lo na revista do Clube Militar, onde sou o diretor. Podemos publicá-lo? Pode passar contato pessoal? grato. Márcio Zabaleta - Cel Clube Militar

    ReplyDelete
  50. Texto claro, verídico, sensacional pela lógica e história!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado. Infelizmente, algumas previsões já se concretizaram antes do esperado.

      Delete
  51. Só não concordo de que o presidente perdeu as eleições pela sua PERSONA, ele perdeu as eleições por um sistema fraudulento que há anos vem elegendo quem eles querem, o presidente ganhou no primeiro e no segundo turno. Mas perdeu pras TÃO VENERADAS URNAS INVIOLÁVEIS. Abs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não quis entrar nesse mérito no artigo. Abs

      Delete
    2. Todos nós num ainda não determinado ponto futuro sentiremos saudades dos quatro anos Bolsonaro.

      Delete
  52. És una mierda de texto.... fuera fascista

    ReplyDelete
  53. Brava gente brasileira!
    Longe vá temor servil
    Ou ficar a Pátria livre
    Ou morrer pelo Brasil;
    Ou ficar a Pátria livre,
    Ou morrer pelo Brasil.

    Não temeis ímpias falanges
    Que apresentam face hostil;
    Vossos peitos, vossos braços
    São muralhas do Brasil;
    Vossos peitos, vossos braços
    Vossos peitos, vossos braços
    São muralhas do Brasil.

    ReplyDelete
  54. Dependendo do governo que ele fará em São Paulo, que eu acredito será ótimo, em 2026 Tarcísio será o nome da vez para Presidente da República.

    ReplyDelete
  55. Texto que gostaria de ter escrito. Causa dor, revolta e reação. Acho que agora, só Chapolin Colorado poderá nos defender. Seria muito profano, pedir a Deus mas ele em sua infinita sabedoria nos salvará. Parabéns, Mariano Andrade! Peço permissão para reproduzir em meu site: mnegreiros.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado, Marcelo. Muita dor, principalmente, vendo que o país que deixaremos para as minhas filhas tem poucas chances de funcionar. Vi que já reproduziu lá, sem problemas. Abs

      Delete
  56. O texto é simplesmente maravilhoso, com força para despertar os sonambulos. Onde viram separatismo, vi mais um alerta, não devemos parar para ajudar quem não quer ser ajudado. As vezes ao tentar salvar quem está em perigo (afogamento por exemplo) nós morremos juntos. Peço permissão pra compartilhar essa maravilha.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Gilmar. Obrigado pelo comentário e concordo. Comentei em outra resposta que as pessoas que esperavam um PT moderado tinham AO MENOS que fazer uma mea-culpa, especialmente os formadores de opinião, banqueiros etc. Acho que temos que cobrar nas redes sociais manifestação ex-post de economistas influentes, empresários etc que se posicionaram a favor do PT. Agora se calam? No micro-universo desse fórum, é incrível a cegueira de algumas pessoas que são incapazes de admitir que várias das previsões que fiz no texto estão acontecendo ou tendo terreno preparado para acontecer (com lamentável anuência do legislativo no apagar das luzes).

      Delete
  57. Eu pensava que falência múltipla era quando morriam 700 mil pessoas por causa de governantes incompetentes e corruptos. Ou talvez quando um país volta ao mapa da fome; ou, ainda, quando se enche de dívidas junto ao FMI, como na era da ditadura militar brasileira. Não é Lula que gosta de ditadores, é você. Você defende os ditadores e torturadores militares brasileiros que até exportavam suas práticas violentas. Além de amante de ditador, é supremacista; seu incômodo com o voto nordestino é apenas mais do mesmo: tem o mesmo futum dos racistas e dos nazistas. Aqui quem fala é uma nordestina que veio lhe dizer que sua fantasia de voto de cabresto é patética. Faça um favor ao Brasil: junte seus caquinhos e vá formar um humano.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Prezada Arthemisia, sua deselegância revela sua real motivação. Não tenho tempo para isso, a não ser para te dizer o seguinte: (1) Debate construtivo aqui é bem-vindo, pode observar nos comentários anteriores, (2) Distorcer meu texto dizendo que defendo ditadores ou é má-intenção ou você tem problemas sérios de interpretação de texto (e também não entende o que é um ditador, não se tem exemplo algum na História de "ditador" que tenha deixado o poder depois de perder uma eleição!!), e (3) Você confunde voto de cabresto (que meu texto não aborda) com servidão (que o texto aborda), você deveria investir um pouco de tempo lendo os economistas austríacos para aprender sobre o tema. Boa sorte, você vai precisar.

      Delete
  58. Prezado Mariano, concordo em gênero , número e grau com a análise cirúrgica que vc fez sobre o que houve ano passado aqui no Brasil, durante as eleições e antes delas, com a descondenação do molusco, permitindo que ele concorresse no pleito ( era o único que poderia enfrentar o mito).
    Mas o principal, a fraude vergonhosa, a pressão popular, não fizeram o presidente ( estranhamente em silêncio) nem tampouco as FFAA agirem para desmascararem o estelionato eleitoral.
    O presidente ganhou a eleição no 1º turno, assim como assim foi em 2018 tb. O Sistema não deixou por menos e logo movimentou as peças para termos segundo turno.
    Urnas eletrônicas passíveis de manipulações, foram e são manipuladas há décadas e ninguém, reclama. Porque será que o 1º Mundo não as utiliza?
    Meu pai já dizia, isso em 1965, que o Brasil não era um país sério, parafraseando Charles De Gaulle, que disse o mesmo quando aqui esteve. De lá para cá, NADA MUDOU. Educação zero. Saúde zero.
    Saneamento Básico zero. População fácil de ser dominada pelo assistencialismo. Bolsa isso, Bolsa aquilo, e os votos sendo garantidos para a perpetuação no Poder.
    Vou disseminar em todos os meus contatos teu texto, muito lúcido e a comparação com a falência múltipla dos órgãos foi genial. Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pelo comentário. Muito triste mesmo, perdemos a única oportunidade que tivemos de diminuir o tamanho do estado e dar mais liberdade às pessoas. O PT parece querer destruir tudo o que deu certo: marco do saneamento, reforma trabalhista, saque-aniversário. É incrível, colocam rixa política e ideologia muito à frente do interesse público. As pessoas que criticaram o artigo deveriam ter o mínimo de honestidade intelectual e verificar que várias das minhas previsões estão se materializando ou em processo de. Lamentável.

      Delete
  59. Obrigado, Regina. Boa sorte para nós todos, precisaremos.

    ReplyDelete
  60. Infelizmente é a Nova Era começando a tomar conta do Mundo...

    ReplyDelete
  61. Tomei conhecimento de sua análise agora. Excelente. Para quem contestou a veracidade de muitas de suas previsões, a realidade hoje os confirma. E aí de nós, muitas outras já se delineiam como fatos.

    ReplyDelete

Post a Comment