Joe Bidente

 

(Por: Mariano Andrade)

 

Na mitologia grega, Hades é o deus dos mortos. Sua arma é um bidente e seu fiel companheiro é Cerberus, o cão de três cabeças que impede a fuga dos mortos e a entrada dos vivos no mundo inferior.



**

Joe Biden recentemente protagonizou o maior fracasso militar dos EUA desde muito tempo. A atabalhoada e amadora retirada das tropas americanas do Afeganistão permitiu a queda do país em uma semana, com o Talibã voltando a dominar o território.

Embora a musiquinha do PSOL peça o fim da polícia militar, os moradores do Espírito Santo já viram o que acontece quando não há polícia. Durante a greve de 2017, houve mortes, saques, invasões e baderna – ao contrário do que Molon, Freixo e Chico Alencar querem fazer crer, não houve grupos pacíficos multirraciais entoando “Imagine” enquanto abraçavam as árvores.

Joe Biden elevou à milionésima potência a idiótica utopia psolista, acreditando que o exército afegão poderia manter a ordem no país, que o povo afegão poderia construir sua democracia e que o Talibã cumpriria sua promessa de postura pacífica. Biden fez a retirada abrupta das forças americanas, sem organizar a evacuação de cidadãos americanos e aliados e sem se conceder qualquer margem de segurança para observar a efetividade do exército afegão ou a preservação das liberdades individuais.

“Ah, mas o acordo de retirada foi celebrado pelo Trump”, diria um desavisado qualquer. Sim, e daí? Então Biden também deve iniciar imediatamente a construção de um muro na fronteira com o México, já que foi eleito para seguir as promessas de Trump. Exageros à parte, o fato é que a execução foi patética, Biden criou espaço para o Talibã desrespeitar impunemente sua parte do acordo e tomar o país quase que imediatamente e de forma aparentemente irreversível.

Qualquer acordo contém uma “cláusula MAC” (material adverse condition) que permite às partes o cancelamento unilateral do contrato sob condições de força maior. Ao retirar o exército de forma brancaleônica, Biden deu adeus à sua cláusula MAC bem antes do que era prudente.

Biden mostrou-se um inepto e fez o mundo ter saudades do limitado e sectário Donald Trump. Ou então é um ególatra que quer passar para a história como o pacifista que retirou as tropas americanas. De uma forma ou de outra, é um imbecil e inútil. Por mais que não se goste de Trump, o mundo é um lugar pior com Biden na Casa Branca.

**

Joe Biden, neste momento, é o deus da morte. As execuções do Talibã já começaram. As mulheres afegãs já perderam seus direitos, morrendo intelectual e socialmente. Alguns perderam sua vida tentando fugir do “mundo inferior” em que o Afeganistão se converteu. E isso é só o começo.

(Nota – é curioso como, ao longo da História, as pessoas arriscam sua pele para escapar dos paraísos: Venezuela, Cuba, Coréia do Norte, Alemanha Oriental, e agora o Afeganistão extremista)

A inépcia de Biden cria um salvo-conduto para movimentos de dominância territorial (leia-se China/Taiwan como exemplo) e para estados terroristas. É muito improvável que, após a mensagem que os EUA de Biden passaram ao mundo, não tenhamos um ressurgimento de ataques terroristas mundo afora. Biden criou o Espírito Santo 2017 em escala global.

Se militarmente Biden mostrou-se um incompetente, fiscalmente ele também é um desastre. Ao longo de décadas os EUA gastaram trilhões de dólares do contribuinte em questões do Afeganistão, passando pela Guerra Fria e a invasão soviética de 1979, bem como pela caçada a Bin Laden. Mais recentemente, foram bilhões gastos na formação de um exército afegão e na manutenção de militares americanos. Biden rasgou todo esse investimento, abandonou o país à sua sorte e expôs os EUA (e o mundo) às mazelas que de lá brotarão.

**

Talvez a única contribuição de Biden para o mundo seja demonstrar que o discurso inclusivo e conciliador precisa de estofo, embasamento e execução. Senão, não vale de nada. Os americanos da geração “dos direitos” aprenderão isso na marra. Ou melhor, com ferroadas de bidente.

Em outras palavras: se Hades tem a companhia de Cerberus, Biden precisa da companhia de um cérebro.

Hades também possui um capacete que o torna invisível – Biden tem um poder parecido, sua liderança é invisível. O capacete também lhe serviria bem, a vergonha deve ser tanta neste momento que sumir seria uma boa escapada.

Hades tem o poder de restituir a vida a um homem. Biden não tem.



Comments

  1. Você deveria investir pesadamente nesses textos até ser preso pelo maridão da dona Vivi.
    Cáustico. Excelente

    ReplyDelete
  2. Valeu , Rochinha. Se eu for preso, você vai lá tirar a foto de divulgação! Rsrs

    ReplyDelete

Post a Comment