Foi-se a Época


(Por: Mariano Andrade)

Spotlight, filme vencedor do Oscar de 2016, conta a história verídica de um jornal de Boston que expôs uma difundida prática de pedofilia na igreja católica americana. Os jornalistas envolvidos basearam-se em extensa pesquisa proprietária, vasculhando documentos públicos horas a fio (na ocasião não havia a facilidade da internet), entrevistando supostas vítimas e até padres. O editor soube esperar o acúmulo de evidência irrefutável para então dar publicidade aos fatos.

O filme Truth, de 2015, fala sobre um episódio do famoso programa 60 Minutes que desejava expor tratamento preferencial auferido por George W Bush em sua passagem pelas forças armadas americanas. Apesar de a equipe jornalística ter feito exaustiva pesquisa proprietária, a edição final optou por omitir um elo da corrente de raciocínio, pois se tratava de um entrevistado prolixo que faria o programa estourar os 60 minutos. O erro custou caro, pois houve crítica de outros veículos de mídia, apontando exatamente para a lacuna na construção da tese veiculada e sugerindo uma motivação política. Embora soubesse que havia material comprobatório (mesmo que não veiculado), a direção da emissora demitiu o âncora Dan Rather e a produtora Mary Mapes pelo fato de terem publicado uma história incompleta e que dava margens às críticas de leviandade e de contaminação por agenda política.

**

No Brasil, as coisas são diferentes. O governo petista empreendeu o maior esquema de corrupção da história da humanidade e nada foi descoberto pela imprensa. Jair Bolsonaro, então candidato à presidência, foi esfaqueado, o autor do atentado alegou doença mental e ação solitária, e ficou por isso mesmo – a imprensa não trouxe nada de novo ao caso. Celso Daniel, Eduardo Campos e outras muitas mortes suspeitas continuam sem explicação e sem qualquer contribuição da imprensa para elucidação.

Temos muitos jornalistas competentes, mas o problema é que a mídia é amplamente movida por uma agenda ideológica que nada contribui para a sociedade e que, aos poucos, erode a reputação da classe jornalística. A recente matéria da revista Época intitulada “O coaching online de Heloísa Bolsonaro” é o retrato perfeito disso.

Vejamos: um repórter undercover marcou diversas sessões com a nora do presidente, gravou as conversas onde frequentemente suscitou temas com viés político, certamente buscando revelações ou declarações impertinentes de Heloísa. Para qualquer observador com o mínimo de bom senso, trata-se de um absurdo – uma iniciativa maliciosa, premeditada, que objetivava atingir um terceiro de boa-fé usando-se de uma simulação.

Mas, para nossa imprensa esquerdista, os meios justificam o fim, e o fim é denegrir o presidente eleito democraticamente a qualquer custo. Nossa imprensa e nossos “artistas” são defensores da democracia, exceto quando discordam dos resultados das urnas. Aí, vale tudo para tentar um terceiro turno, vale o “quanto pior melhor”. Aliás, imprensa e "artistas" estão em guerra com o presidente, o governador do Rio de Janeiro e o prefeito do Rio de Janeiro – querem impor sua ideologia em todas as esferas do poder executivo, mostrando o quão democráticos de fato são.

**

Não bastasse o absurdo da empreitada, a revista Época inicialmente publicou uma nota rebatendo as críticas e afirmando que a matéria seguia todos os padrões da ética jornalística. Sim, talvez os padrões da época (com trocadilho) de Stalin ou Mao-Tsé Tung, onde a perseguição aos inimigos era incessante. Só que, felizmente, vivemos em outra época (de novo!) agora.

Alguns dias depois, o Conselho Editorial do Grupo Globo soltou uma nota intitulada “uma explicação necessária”. O que era para ser um pedido de desculpas tornou-se uma peça risível e patética. Como já escreveu um conhecido gestor de fundos de investimentos, quando você acha chegou ao fundo do poço, descobre que lá tem um alçapão. Se a concepção e publicação da matéria foram o fundo do poço, a “explicação” foi o alçapão.

A nota de explicação faz referência aos “Princípios Editoriais do Grupo Globo” e afirma que a revista Época “equivocou-se” ao interpretar o que prescreve o tal código. Segundo a nota, a seção II, item 2, letra “i” do código reza que “pessoas públicas – celebridades, artistas, políticos, autoridades religiosas, servidores públicos em cargos de direção, atletas e líderes empresariais, entre outros – por definição abdicam em larga medida de seu direito à privacidade”. Mas que, em contrapartida, a letra “i” da mesma seção II e item 2 prevê que “a privacidade das pessoas será respeitada, especialmente em seu lar e em seu lugar de trabalho. A menos que esteja agindo contra a lei, ninguém será obrigado a participar de reportagens”. Segundo a nota, o corpo editorial da revista falhou ao considerar Heloísa como pessoa pública, o que não cabia pois ela não tem hábito de participar de atividades públicas.

Ou seja, o erro não foi a agenda editorial ser carregada pela ideologia e pela indigestão com o resultado eleitoral. O erro não foi premeditar toda a simulação e provocar temas e diálogos potencialmente comprometedores para a nora do presidente, enquanto no exercício de sua atividade profissional. O erro foi a interpretação de qual “letra” do item 2 da seção II dos “Princípios Editoriais do Grupo Globo” era aplicável à situação. Parece piada, mas não é.

Para terminar o espetáculo tragicômico, a nota invoca ainda a seção I, item 1, letra “r” dos tais “Princípios”, onde está dito que “quando uma decisão editorial provocar questionamentos relevantes, abrangentes e legítimos, os motivos que levaram a tal decisão devem ser esclarecidos”. Ótimo, bom saber. Seria mesmo interessante conhecer o motivo da premeditação, da simulação, da decisão final de publicar a matéria. Talvez haja outra explicação que não a ideologia política se sobrepondo ao dever de informar. Mas a nota termina abruptamente sem cumprir a tal letra “r” do item 1 da seção I, posto que reforça que o motivo foi apenas trocar a “letra” da seção II que era aplicável. Em bom português, a explicação foi “erramos porque erramos”, é a justificativa que usamos amiúde na época (de novo... já pode pedir música no Fantástico?) da infância.

Ou seja, não vale o bom senso nem o compromisso com a sociedade, e sim a tecnicalidade de um código interno. Código este que determina, unilateralmente, quem abdicou ou não de sua privacidade. Por exemplo: um cidadão que escolheu ser jogador profissional de basquete automaticamente abdicou de sua privacidade e por isso pode ser alvo de matérias ardilosas, sendo que isso tudo é perfeitamente ético. Época disfuncional essa.

**

Muitos de nossos veículos de mídia vilipendiam a polícia e enaltecem bandidos. Não ajudam a desmantelar quadrilhas do tráfico, preferindo romantizar o crime. Não aplaudem a redução dos crimes este ano, ao contrário criticam o aumento do número de operações policiais. Não comemoram o início da recuperação econômica ajudando a aumentar a confiança dos agentes econômicos, priorizando destacar o número de desempregados ainda alto (herança do petismo, mas isso não convém dizer).    

Em resumo: foi-se a época em que a mídia estava do lado dos cidadãos de bem e cumpria seu papel na sociedade. E foi-se também a Época. RIP.

(Nota do autor – Alguns profissionais da Época se demitiram por conta da matéria, ao menos este foi o teor do comunicado oficial. Talvez tenham sido desligados, prefiro pensar assim. Duvido muito que isso seja o início de um ciclo virtuoso, onde os corpos diretivos dos veículos de mídia exigirão diuturnamente que se aplique o princípio de isenção. Tomara que eu esteja errado.)

(Nota posterior - Em 19 de setembro de 2019, foi publicada esta bizarrice aqui https://congressoemfoco.uol.com.br/congresso-em-foco/premio-congresso-em-foco/alessandro-molon-e-o-melhor-deputado-na-avaliacao-dos-jornalistas/ . A maioria dos nomes se repete da lista de 2015. Alguém ainda duvida da agenda ideológica dos "jornalistas"?)





Comments

Post a Comment